Ao todo foram escritas 16 poesias, levando em consideração a geração de conceitos concretos (tateáveis e não-tateáveis) e abstratos, a aquisição de novos vocábulos e o desenvolvimento cognitivo. Para a implantação de recursos táteis nas ilustrações, foram confeccionadas cerca de 40 telas serigráficas.
Quanto ao Braille, foi utilizada uma técnica de impressão serigráfica em relevo, com resina transparente, a qual permitia a leitura tanto por crianças com deficiência visual e quanto pelas videntes. O material não perfurava o papel, não cedia à pressão dos dedos e possuía longa durabilidade.
Escopo
- Concepção
- Projeto gráfico
- Conteúdo
- Diagramação
- Ilustração
Conheça os recursos multissensoriais
Diversos recursos multissensoriais foram aplicados para auxiliar na formação de imagens mentais por crianças com deficiência visual e videntes, auxiliando no enriquecimento da experiência de leitura.
Verniz U.V. Stamping Prata
Detalhe da página do espelho coam acabamento em verniz U.V. hot stamping.
Verniz U.V. Brilho + Relevo
Detalhe da ilustração do violão com acabamento em verniz U.V. brilho e contorno transparente.
Verniz U.V. Lixa
Detalhe da aplicação de verniz U.V. lixa em ambientes externos, de modo a simular areia.
Verniz aromático
Ao longo do livro, foram aplicados vernizes aromáticos microencapsulados nas essências de chiclete e maçã. Optou-se por relacionar aromas a alimentos de modo a evocar imagens mentais provientes do olfato e do paladar concomitantemente.
Tinta puff
Detalhe da aplicação da tinta com efeito puff em superfícies normalmente emborrachadas.
Flocagem
Detalhe da aplicação de flocagem em superfícies macias ou de toque aveludado, como gramas e tecidos.
Recursos sonoros
Uso de tintas condutoras e de uma placa em Arduíno Leonardo (Touch Board), sensíveis ao toque, em algumas ilustrações, permitindo a exploração de recursos sonoros ao longo do livro, incluindo onomatopeias e audiodescrição.
A poesia
O gênero poético, ainda pouco explorado entre crianças em salas de aula, foi o escolhido para a elaboração do conteúdo textual, visto que favorece a concepção de rimas, auxilia na oralidade do aluno e na geração e associação de conceitos, por meio do uso de metáforas. Além disso, permite a leitura tanto por crianças em fase de alfabetização, por intermédio de seus versos/frases soltas, bem como para crianças alfabetizadas e leitores mais avançados, por meio da leitura das estrofes encadeadas.




