Redesign de jogo para Letramento de Futuros

O desafio desse projeto foi redesenhar o Jogo Futuros Possíveis, atribuindo elementos gamificáveis que pudessem dinamizar e facilitar a construção autônoma de cenários ao longo de workshops de letramento de futuros, conduzidos pelo Lab de Tendências da Casa Firjan em cursos e em eventos. Desse modo, foram desenvolvidas cartas de tendências, um tabuleiro de jogo, um manual, uma caixa para armazenamento das peças e a identidade visual do material.

Para as cartas, foram estabelecidos categorias, ícones e códigos cromáticos que pudessem facilitar a sua rápida identificação e diferenciação ao longo do jogo. Ademais, foram acrescidas métricas para auxiliar na escolha dos participantes e para propiciar o uso das cartas de modo autônomo em outras modalidades de jogo. Para o tabuleiro, as etapas foram sequenciadas em círculos, em uma alusão à ferramenta “Bullseye”, os quais conduziam o participante até o alcance do objetivo final ao centro da peça: a construção de um cenário futuro.

Escopo

  • Concepção
  • Projeto gráfico
  • Direção de arte
  • Diagramação


Créditos adicionais:

  • Concepção (cocriação): Bia Barbosa
  • Ilustração: Eduardo Fittipaldi

Jogo Futuros Possíveis

O Jogo Futuros Possíveis foi desenvolvido a partir da metodologia proprietária do Lab de Tendências da Casa Firjan de construção de cenários futuros. Seu objetivo é auxiliar o letramento de futuro dos participantes de forma amigável, lúdica e dinâmica, fomentando a reflexão, a imaginação e o pensamento de futuro.
Local para o depósito das cartas de tendência escolhidas.
Local para o depósito das cartas de cenário e de desafio.
Etapas sequenciadas no estilo “Bullseye” até o objetivo final do jogo: a construção do cenário futuro.

Análise da versão existente

O primeiro passo para o redesenho das cartas foi a análise do conteúdo informacional existente, seguida da delimitação de requisitos para a peça, a saber:

  • Conteúdos objetivos;
  • Hierarquia informacional com a seguinte prioridade: nome > descrição > exemplo. Objetivo: encurtar o caminho de leitura do usuário;
  • Categorias com codificações cromáticas;
  • Metrificações para ampliar as opções de jogabilidade; e
  • Exemplos ilustrados para o consumo rápido das informações.

Proposta de redesign

A proposta preliminar considerou o estabelecimento de códigos cromáticos para cada categoria, facilitando a rápida distinção e a escolha das cartas ao longo do jogo, o uso de linguagem simples nos títulos, a inclusão de métricas a fim de que as cartas pudessem ser utilizadas separadamente, como um “Super Trunfo”, por exemplo, e a separação do exemplo do descritivo da carta, passando a ocupar o verso do impresso.

Estabelecimento de categorias para as tendências

Em seguida, as tendências foram analisadas e agrupadas em uma ou mais categorias, a fim de que pudessem, mais tarde, receber códigos cromáticos e ícones para facilitar a sua identificação e escolha ao longo do jogo.

Pesquisa de sinais fortes e fracos no Brasil e no mundo

Depois, foi realizada uma pesquisa no Google Trends a fim de mapear a força dos sinais no Brasil e no mundo, com base na procura dos usuários nas redes sociais. Essa pesquisa foi utilizada como base para a metrificação das cartas. De forma paralela à pesquisa, também foi realizada a revisão textual das cartas, com o intuito de sintetizar o texto existente e atribuir uma linguagem simples ao título, que propiciasse o rápido reconhecimento dos usuários, independentemente da leitura do texto descritivo da tendência.

Cálculo de sinais fortes e fracos

Ainda com a finalidade de compor a metrificação das cartas, foram baixados os relatórios do Google Trends e realizados cálculos para a definição do percentual correspondente à força de cada tendência.

Matriz de recomendações

Para estabelecer as recomendações expressas ao final da carta, foi utilizada uma matriz de recomendações extraída do relatório do “Future Today Institute”, que avaliava o impacto da tendência, ou seu nível de certeza, e a força do sinal. Para aferir o impacto, foi consultado um relatório de Estudos de Futuros que reunia mais de 150 tendências futuras e suas estimativas de implementação. A métrica final aplicada foi:

 

Níveis de impacto

  • 0-25%: estudo
  • 26 a 50%: está implementado
  • 51% – 75%: está no mercado e é acessível
  • 76% – 100%: plenamente incorporado ao mercado e à rotina das pessoas

Proposta final das cartas

Por fim, a proposta final das cartas considerou a inclusão do exemplo ilustrado no verso e, na frente, o uso de códigos cromáticos por categoria, além de títulos e textos resumidos e em linguagem simples, ícones por categorias no topo da carta e as metrificações de impacto, força do sinal no Brasil e no mundo e recomendações a partir da análise estabelecida. As mudanças tiveram o intuito de diversificar o uso das cartas, bem como facilitar o consumo de informações e a diferenciação e escolha de tendências ao longo da dinâmica.

Reposicionamento Youdo IncentivosDesign Gráfico

Reposicionamento Youdo Incentivos