O desafio desse projeto foi elaborar uma linha do tempo que registrasse os principais marcos da indústria e da Firjan SENAI para a Exposição “Educar para Transformar”, da Casa Firjan. O objetivo era demonstrar que a Firjan SENAI acompanhou as transformações da indústria ao longo dos anos, gerando inovações para o seu modelo de ensino.
Como proposta, foi elaborada uma linha do tempo ilustrada com 14 módulos conectados. Além disso, foi pensada uma estrutura apropriada para o espaço, que remetia à arquitetura industrial e que apresentava dinamismo, em uma alusão também à volatilidade das transformações sociais.
Escopo
- Infografia ilustrada
- Cenografia
Tour em vídeo da Exposição Educar para Transformar.
Cores
Azul Celeste
Roxo
Carvão
Branco
Direcionamento estratégico de estilo
O azul da Firjan SENAI foi a cor elegida para representar os marcos da empresa, enquanto o roxo - cor análoga - foi escolhido para representar as transformações da indústria. Os módulos em infografia, projetados com tamanhos diferentes para conferir dinamismo e ludicidade à composição, foram minuciosamente planejados, de modo que a ilustração representando o marco da Firjan se conectasse com a da indústria.
Quanto à estrutura, foi projetado um sistema de painéis com hastes em tom de cinza escuro que remetiam à arquitetura industrial. Essa estrutura tinha um design modular e diferentes níveis de profundidade entre os painéis. Ademais, devido às rodinhas na sua base, poderia ser facilmente transportada, combinada de outras formas e ser posteriormente readesivada e utilizada em eventos futuros da Firjan, otimizando a sustentabilidade do projeto.
Módulos dinâmicos interconectados em uma estrutura industrial.

Infografia com a história da indústria e a da Firjan SENAI se conectando
Chapas modulares dinâmicas
Estrutura simulando ferro preto, em alusão à arquitetura industrial



