Livro multissensorial, interativo e inclusivo para crianças com deficiência visual e videntes

Projeto final do curso de graduação em Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que culminou na concepção do projeto gráfico de livro, na elaboração de textos, ilustrações e na implantação de recursos multissensoriais.
O Menino Duplicado é um livro multissensorial, interativo e inclusivo, destinado a crianças com deficiência visual (cegas e com baixa visão) e videntes, de 8 a 12 anos. A literatura narra a história de um menino solitário, em busca de um amigo, em uma jornada que inspira o autoconhecimento, a inclusão e, principalmente, o respeito e a aceitação ao próximo.

Ao todo foram escritas 16 poesias, levando em consideração a geração de conceitos concretos (tateáveis e não-tateáveis) e abstratos, a aquisição de novos vocábulos e o desenvolvimento cognitivo. Para a implantação de recursos táteis nas ilustrações, foram confeccionadas cerca de 40 telas serigráficas.

Quanto ao Braille, foi utilizada uma técnica de impressão serigráfica em relevo, com resina transparente, a qual permitia a leitura tanto por crianças com deficiência visual e quanto pelas videntes. O material não perfurava o papel, não cedia à pressão dos dedos e possuía longa durabilidade.

Escopo

  • Concepção
  • Projeto gráfico
  • Conteúdo
  • Diagramação
  • Ilustração

Conheça os recursos multissensoriais

Diversos recursos multissensoriais foram aplicados para auxiliar na formação de imagens mentais por crianças com deficiência visual e videntes, auxiliando no enriquecimento da experiência de leitura.

A poesia
O gênero poético, ainda pouco explorado entre crianças em salas de aula, foi o escolhido para a elaboração do conteúdo textual, visto que favorece a concepção de rimas, auxilia na oralidade do aluno e na geração e associação de conceitos, por meio do uso de metáforas. Além disso, permite a leitura tanto por crianças em fase de alfabetização, por intermédio de seus versos/frases soltas, bem como para crianças alfabetizadas e leitores mais avançados, por meio da leitura das estrofes encadeadas.
Audiodescrição
Texto em tinta com fonte ampliada para crianças com baixa visão + texto em braille para crianças com deficiência visual
Destaque da palavra correlacionada à ilustração
Ilustração com alto contraste e elementos táteis