Projeto final do curso de graduação em Comunicação Visual Design da Universidade Federal do Rio de Janeiro, executado no período de 2014.2, que culminou na concepção do projeto gráfico, na elaboração de textos, ilustrações e implantações de recursos multissensoriais.
O Menino Duplicado consiste em um livro multissensorial, interativo e inclusivo, destinado a crianças deficientes visuais (cegas e com baixa visão) e videntes, de 8 a 12 anos, e narra a história de um menino solitário, em busca de um amigo, em uma jornada que inspira o autoconhecimento, a inclusão e, principalmente, o respeito e a aceitação ao próximo.
Ao todo foram escritas 16 poesias, levando em consideração a geração de conceitos, a aquisição de novos vocábulos e o desenvolvimento cognitivo, com base em conceitos concretos (tateáveis e não-tateáveis) e abstratos. Para as ilustrações, foram confeccionadas cerca de 40 telas serigráficas para a implantação de recursos táteis.
Detalhes
Cada página recebeu um tipo de acabamento especifíco, de acordo com as características mais relevantes dos objetos/conceitos, apontados por crianças cegas congênitas de 8 a 13 anos.